top of page

Voluntariado, uma corrente do bem

Impossível para nós do C3 – Clube da Construção Civil, realizar uma ação como a Copa e não ter um foco no voluntariado.

Por isso buscamos no mercado projetos em que realmente nossas contribuições pudessem fazer a diferença.


Depois de receber algumas propostas e análise por parte do Comitê de Organização, decidimos que a COPA será um projeto para canalizar ações para o PAC – Projeto Amigos da Criança.


Sentimos desde o primeiro contato com a Fernanda, diretora da ONG, que tínhamos objetivos em comum e a mesma vontade de ajudar ao próximo, por isso escolhemos o PAC.



Um pouco da história do PAC

Uma ação despretensiosa de amigos, que surgiu da vontade de ajudar e atuar com voluntariado. Assim começa a história do PAC, que em 2003 começou realizando visitas a Instituição CAAV Sapopemba, que atendia crianças soropositivas.

A ação logo se tornou conhecida e mais gente se uniu ao propósito de atuar com voluntariado e assim foi possível realizar visitas em mais dois abrigos, nesta época já atendendo 140 crianças e adolescentes.


O trabalho que a principio tinha um enfoque mais lúdico, com visitas e brincadeiras, ganhou corpo através de parcerias para cursos de informática, atendimento odontológico, reforma e melhorias dos espaços, entre outras.


Já não era mais possível continuar atuando de modo informal e em 18 de outubro de 2006 surge o PAC – Projeto Amigos da Criança. Em março de 2007 o grupo inaugura o primeiro serviço, o SAICAI Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes), em 2010 cria o segundo serviço, o CCA - Centro para Crianças e Adolescentes.


Por entender que a região que atuava era extremamente necessitada deste tipo de ação, em 2012 o grupo cria mais dois serviços o SASF – Serviço de Assistência Social à Família e o SAICA II (Serviço de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes) – ambos sendo localizados na Casa do PAC II.


Siga no site o calendário com ações que serão promovidas em cada rodada. Sua participação é fundamental para o nosso sucesso!




bottom of page