• C3 Clube

Você sabe como surgiram os cartões no futebol?

Updated: Mar 21

Já imaginou um jogo de futebol sem os cartões? Fique sabendo que nos jogos anteriores a Copa de 1970 não existiam os famosos cartões.

Nas quartas de final da Copa do Mundo de 66 tivemos uma discussão entre um jogador argentino e um árbitro alemão. Como não se entendiam o árbitro apontou com o dedo para a saída do jogador, por conta da discussão.


A briga foi tão longe e terminou com jogador argentino sentando na cadeira da rainha no Estádio de Wembley e três idiomas discutindo em campo: argentino, alemão e inglês.

Coube a um inglês, chefe da arbitragem na Copa de 70 encontrar uma solução, que surgiu ao chegar na Cidade de México. Ele pegou um táxi e teve um insight com o semáforo, cujas cores são universais e não existe um ruído na comunicação.


E assim nascem os cartões: cartão amarelo para advertência, e o vermelho para expulsões, solucionando o problema de comunicação entre árbitros e jogadores.

Na COPA C3 de Futebol Society, O atleta é advertido e poderá continuar em campo, lembrando que todo Cartão Amarelo somará às faltas coletivas.


Cada equipe só poderá cometer 05 faltas coletivas em cada tempo de jogo, a cada 06 faltas entra a regra de Shoot Out.


Já o cartão vermelho o atleta deixa o campo e a equipe jogará por 02 minutos com um elemento a menos, só entrando um novo atleta com a autorização do árbitro.

A gente tem certeza que o árbitro até vai esquecer dos cartões, de tão “Fair Play” que será este campeonato.



18 views0 comments

Recent Posts

See All