top of page

Hoje é Dia do Goleiro!

Guarde bem esta data: 26 de abril é o Dia do Goleiro.


Amado por uns, nem tanto por outros, é conhecido como a posição mais ingrata do futebol.

Nem os ingleses que inventaram o futebol queriam saber de goleiro. Lançaram o futebol em 1863 sem goleiro. Todo mundo atacava e não tinha ninguém para defender. Era uma bagunça. Ninguém podia pegar a bola com as mãos. Levou oito anos desse futebol maluco para, em 1871, aparecer a figura do goleiro, ou seja, há 151 anos.

E na origem da posição o goleiro poderia segurar a bola no ar em qualquer parte do campo, só não podia conduzir com as mãos, só em 1912 surge a definição de que é proibido agarrar a bola fora de sua área.


A regra é clara:

O seu objetivo é impedir que a bola entre no gol da sua equipe. Para isso, pode usar qualquer parte do corpo, inclusive as mãos (o que é proibido aos outros jogadores), mas este uso é restrito a uma área marcada em torno da baliza (conhecida como grande área), e tem um tempo específico para segurar a bola nas mãos de 6 segundos.

Apesar disso, o goleiro não pode segurar uma bola que, de propósito, seja recuada por algum jogador de sua equipe, caso este não se utilize do peito ou da cabeça para recuá-la. Se o fizer, o árbitro marcará falta (tiro-livre indireto), e o time adversário deverá cobrar a falta no local onde o goleiro pôs a mão na bola.

O goleiro, em geral, submete-se a um treinamento mais intenso do que o dos outros jogadores - e com um treinador específico -, pois precisa ter muito mais atenção, rapidez e elasticidade que os demais, embora muitas vezes careça de outros dotes. Em suma, é um atleta normalmente com caraterísticas muito distintas dos restantes no seio da equipa.


Formas de atuação

No futebol atual temos dois tipos de atuação dos goleiros, segundo os técnicos.


Goleiro-líbero

Goleiro-líbero é uma terminologia usada no futebol para descrever o goleiro que joga mais adiantado, como um zagueiro de sobra, cobrindo as subidas dos zagueiros, ou até mesmo participando das jogadas ofensivas de suas equipes.[2] Este termo ficou em voga com o goleiro alemão Manuel Neuer, que sabe fazer isso como ninguém. Porém, esta ideia de goleiro-líbero vem de bem antes, já que goleiros como René Higuita, Jorge Campos, José Luis Chilavert, Edwin van der Sar e Rogério Ceni já saíam jogando com os pés há décadas.


Goleiro-linha

Goleiro-linha é uma terminologia usada no futsal para descrever o goleiro que sai da área para construir jogadas ofensivas quando sua equipe está com a posse de bola. Normalmente ele é usado no final da partida, quando sua equipe está perdendo. Desta forma, o técnico o substitui e coloca um jogador de linha no gol. Com isso, a equipe ganha um jogador de linha a mais, porém fica com a sua meta desguarnecida.

Uma curiosidade da posição é que em dias de sol é o único jogador autorizado a usar boné!

Receba! A todos os goleiros da Copa C3 de Futebol Society, parabéns pelo seu dia!

bottom of page